Está a usar um browser desatualizado. Atualize o seu browser.

Funcionalidades

Espaços

O SAPO Campus está organizado essencialmente em Espaços: são grandes comunidades a que os utilizadores podem aderir e onde podem publicar conteúdos.

Um mesmo utilizador pode pertencer a vários espaços em simultâneo e publicar em cada um deles.

Publicar

Para partilhar conteúdos nos espaços a que pertenço basta aceder ao botão “Publicar” disponível na barra de topo, em toda a plataforma.

É possível publicar estados, links, posts em blogs, fotos, vídeos ou ficheiros:

  • Estados: publicação de pequenas mensagens em texto.
  • Links: à medida que um utilizador navega pela Web, poderá encontrar sítios Web e páginas com conteúdo que seja de interesse da comunidade, que pode partilhar num estado. O SAPO Campus possui uma secção para que essas coleções de links não se percam ao longo do tempo.
  • Blogs: cada utilizador pode ter diversos blogs, permitindo-lhe organizar a sua participação na comunidade em diferentes temáticas. Por exemplo, um aluno poderá ter um blog dedicado a trabalhos no contexto das disciplinas, bem como um blog pessoal mais lúdico que partilha com a comunidade. Um blog também pode ter vários autores.
  • Fotos: publicação de fotografias organizadas por álbuns, à semelhança de projetos como o Flickr ou o SAPO Fotos.
  • Vídeos: publicação de vídeos produzidos pelo utilizador, à semelhança de projetos como o YouTube ou o SAPO Vídeos.
  • Ficheiros: Nos grupos, os utilizadores podem armazenar ficheiros com os seus amigos e colegas de trabalho. Os ficheiros no SAPO Campus funcionam com tecnologia MeoCloud. Associando as pastas partilhadas nos grupos a uma conta no MeoCloud permite ao utilizador sincronizar os ficheiros partilhados na plataforma com a conta, e com o computador caso tenha a aplicação MeoCloud instalada.

Quando se publica um conteúdo novo, é gerada uma atividade, ou seja, uma mensagem que resume a publicação feita, o utilizador que publicou e onde foi publicado (espaço ou grupo). A página principal de um espaço ou de um grupo mostra todas as atividades geradas pelos respetivos membros.

Perfil

Cada utilizador tem uma página de perfil onde será centralizado todo o conteúdo que publicaram.

Nessa secção, poderão ainda organizar os seus álbuns de fotografias ou vídeos em função das preferências pessoais, consultar os links partilhados e inserir informações pessoais que permitam uma melhor caraterização da pessoa.


Na área de Comunidades é possível encontrar os espaços e grupos a que o utilizador pertence e as pessoas que seguem a sua atividade e quem ele segue.

Desta forma, potencia-se a descoberta de novas pessoas e o estabelecimento de novas relações.

Componente Social

  • Comentários: todos os conteúdos publicados dentro do SAPO Campus - atividade, fotos, vídeos, posts em blogs, links, etc - podem receber interação da comunidade através de comentários, gerando comunicação e participação.
  • Página de Notícias para o utilizador: esta é a página que aparece logo quando se entra no SAPO Campus. Nesta página podes acompanhar a atividade publicada pelos utilizadores que segues e a atividade dos grupos a que pertences. Também podes consultar todas as atividades que marcaste como favoritos.

Notificações

Um factor importante para a interação dentro de uma comunidade é o facto dos seus membros serem notificados de uma qualquer atividade que, potencialmente, possa ser do seu interesse. É-se notificado pelo facto de alguém ter marcado como favorito uma publicação minha, por alguém ter comentado uma publicação que eu também tenha comentado, por alguém ter publicado num dos grupos a que pertenço ou por eu ter recebido um novo crachá...

Privacidade

As publicações podem ter diferentes níveis de privacidade, que são definidos consoante a privacidade do espaço onde são publicadas e do contexto onde está a ser publicado (página do espaço ou grupo)

  • Publicação Pública - Visível por qualquer pessoa na internet, mesmo que não esteja registada no SAPO Campus.
  • Publicação Privada - Apenas visível pelos membros do espaço em que foi publicado. Caso o espaço pertença a um agrupamento de espaços, os membros desses espaços também podem ver esta publicação.
  • Publicação Privada num Grupo - Apenas visível pelos membros do grupo em que foi publicado.

Quer saber mais sobre privacidade?

Grupos de Trabalho/Estudo

Para os momentos em que é necessário estabelecer diálogo ou partilhar conteúdos apenas com um grupo de pessoas, qualquer utilizador poderá criar um grupo. Todo o conteúdo publicado num grupo herdará a privacidade definida no grupo:

  • Grupo Aberto - As publicações são apenas visíveis pelos membros do espaço/agrupamento
  • Grupo Fechado - As publicações são apenas visíveis pelos membros do grupo

Crachás

Os crachás do SAPO Campus permitem premiar ou distinguir pessoas pela sua atividade num espaço ou num grupo!

Podem ter características sociais, escolares, desportivas, culturais, humorísticas… Por exemplo, para identificar se um utilizador é professor, para destacar as pessoas que participaram numa atividade, para reconhecer o melhor trabalho na área das ciências de uma turma ou o professor que ganhou o concurso de karaoké da escola :)

Os administradores do espaço decidem os crachás que são disponibilizados, as regras para os obter e quem é que os recebe, mas todos podem ajudar na decisão, sugerindo e apoiando a atribuição dos crachás aos utilizadores que realmente os merecem através do botão de apoio .

O criador de um grupo tem à sua disposição as mesmas ferramentas necessárias para a criação e gestão dos crachás. No entanto, os crachás atribuídos aos membros do grupo só são visíveis se quem o receber também o aceita.

Caso sejam precisas novas imagens para construir um crachá, é possível fazer um pedido à equipa do SAPO Campus através do feedback.

Todos os crachás ganhos no SAPO Campus são compatíveis com a tecnologia OpenBadges da Mozilla.

veja as funcionalidades da administração