Está a usar um browser desatualizado. Atualize o seu browser.

E agora que sou um administrador de um espaço no SAPO Campus?

O que distingue um administrador?

No SAPO Campus, o administrador de um espaço é um utilizador que, tendo acesso a todas as funcionalidades de um utilizador regular num espaço, tem ainda acesso a algumas opções adicionais de administração de um espaço. Parte destas opções encontra-se reunida na área de Gestão do Espaço (acessível a partir da barra de topo) enquanto outras opções são realizadas diretamente sobre os conteúdos do espaço.

Um espaço pode ter múltiplos administradores. Todos têm acesso às mesmas opções, devendo assumir a tarefa de administração como uma responsabilidade partilhada.

Configuração do espaço

A configuração de um espaço reúne várias opções gráficas e funcionais, que podem ser alteradas pelos administradores desse espaço.

Configuração geral

Na área de configuração de um espaço existem diversas opções que importa destacar:

  • Nome completo do espaço: é o nome escolhido para o espaço, que aparece essencialmente na sua página principal.
    Exemplo: Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Vale de Cima
  • Nome abreviado do espaço: é um nome mais curto que identifique o espaço, que normalmente aparece em listagens simples.
    Exemplo: ES Vale de Cima
  • Feed de destaques (funcionalidade temporariamente indisponível): permite a integração de um feed de notícias (RSS) na área da imagem de topo. Por exemplo, se a escola possui uma outra plataforma onde publica notícias para a sua comunidade, partindo do princípio que essas notícias estão disponíveis num formato de feed de RSS, o administrador pode incluir neste campo o URL para o feed de notícias e, dessa forma, garantir que as últimas notícias da escola se encontram destacadas no espaço do SAPO Campus
  • Adesão de utilizadores: o administrador de um espaço pode definir como é que, por defeito, um utilizador se pode associar ao seu espaço.
    • Sem moderação” permite que qualquer utilizador adira a um espaço sem qualquer tipo de mediação. Os administradores são notificados sempre que um novo utilizador aderir ao espaço.
    • Com moderação” permite aos administradores controlarem a adesão dos utilizadores ao espaço que gerem. Sempre que um utilizador tentar aderir ao espaço, os administradores são notificados e a adesão do utilizador fica pendente. Só após aprovação é que o utilizador passa a estar associado ao espaço.
  • Privacidade de publicações: no SAPO Campus, os utilizadores e as suas publicações são sempre visíveis pelos membros do espaço a que pertencem. No entanto, os administradores de um espaço podem decidir que utilizadores podem fazer publicações públicas (visíveis por toda a internet).
    • A opção “Privadas” garante que, por defeito, quando um utilizador é associado ao espaço, as suas publicações são privadas, isto é, visíveis apenas pelos membros do espaço.
    • A opção “Públicas” permite que, à partida, qualquer utilizador que adira ao espaço seja público, pode fazer tanto publicações privadas ou públicas.
      Estas opções apenas têm efeito sobre novos utilizadores. Para alterar a privacidade de um utilizador já existente deve ver a área “Utilizadores”.
  • Idade dos menores: Os utilizadores considerados menores de idade num espaço só podem fazer publicações visíveis dentro do espaço/agrupamento e o seu avatar está reservado apenas para quem pertence ao mesmo espaço. Neste ponto pode-se definir qual a idade máxima em que um membro deste grupo é considerado menor.
  • Cabeçalho do espaço: permite alterar a imagem principal da página do espaço. Esta imagem tem um impacto muito grande sobre o aspecto geral do espaço e, por esse motivo, deve ser escolhida com cuidado.
  • Esquema de cor: por defeito a cor predominante dos espaços é cinza. Esta opção permite alterar a cor predominante do espaço, que se traduz nos menus e títulos das publicações.

Ligações a incluir no menu lateral do espaço

No menu lateral esquerdo da página de um espaço, para além das ligações que dão acesso a funcionalidades internas da plataforma (Atividade, Comunidades, Publicações,...) o administrador de um espaço pode adicionar outras ligações. Por exemplo, uma escola pode colocar ligações a outros serviços Web que a escola também utiliza.

Cada ligação é constituída por uma descrição e pelo respectivo endereço/URL.

Informação fornecida no processo de registo de utilizadores

Caso o administrador do espaço opte por uma política de aprovação com moderação, poderá solicitar aos utilizadores mais informação (que facilite a verificação da sua identidade) sempre que queiram aderir ao espaço.Os administradores de um espaço podem também editar os textos em que solicitam a informação extra aquando a adesão ao espaço.

Gerir utilizadores

Na área de Gestão do Espaço podem ser encontradas as diferentes opções de gestão de utilizadores.

Aprovar utilizadores

Quando o espaço utiliza uma política de aprovação de utilizadores com moderação, os utilizadores que pretendam aderir ao espaço ficam pendentes, até que o administrador aprove ou recuse a adesão nesta área.

Se for aprovado, o utilizador passa a pertencer ao espaço e a poder publicar e comentar nele.

Se for recusado, o utilizador não pertencerá àquele espaço, mas pode aderir na mesma a outros espaços existentes no SAPO Campus.

Sempre que um utilizador não tiver preenchido informação que o torne reconhecível para ser aprovado, o administrador pode nesta área pedir-lhe que dê mais informação.

Utilizadores atuais

A área de utilizadores permite consultar todos os utilizadores associados ao espaço.

O administrador pode também consultar e definir quais os utilizadores privados (apenas podem fazer publicações privadas - visíveis apenas no espaço) e os utilizadores públicos (podem fazer publicações públicas - visíveis em toda a internet):

Num espaço público, por definição, os utilizadores são públicos, à excepção de todos os menores de idade, que são automaticamente utilizadores privados.

Num espaço privado, por definição, os utilizadores são privados e os administradores do espaço são públicos. No entanto, os administradores do espaço podem promover alguns dos membros a utilizadores públicos.

Administradores

Um espaço pode ter vários administradores e todos têm os mesmos privilégios de gestão do espaço. Qualquer membro do espaço pode ser promovido a administrador na respectiva secção da gestão do espaço. Um espaço tem de ter, no mínimo, um administrador para que se garanta que há sempre alguém que configure do espaço.

Termos de utilização do serviço (TUS)

Os Termos de utilização de serviço (TUS) do SAPO Campus estão divididos em duas áreas distintas:

  • Termos de utilização para o espaço
  • Termos de utilização para os membros do espaço

Os “Termos de utilização para o espaço” são definidos pelo SAPO Campus e são aceites pelos administradores dos espaços. Podem ser consultados na área de Gestão do Espaço e, sempre que sejam efetuadas alterações, os administradores dos espaços serão avisados com antecedência.

Os “Termos de utilização para os membros do espaço” são definidos pelos administradores do espaço, para que sejam aceites por todos os membros da comunidade. Por defeito, o SAPO Campus fornece uma proposta de texto para estes TUS. No entanto, os administradores dispõem de uma ferramenta que permite a sua edição a partir da área de Gestão do Espaço. Antes de disponibilizar o SAPO Campus para a comunidade é importante que o administrador verifique se estes TUS estão de acordo com as necessidades do seu espaço. Sempre que estes termos são alterados, os membros do espaço são alertados para que aceitem a nova versão, o que, caso contrário, não poderão continuar a usar o espaço.

Crachás

Os crachás do SAPO Campus permitem premiar ou distinguir pessoas pela sua atividade num espaço ou num grupo!

Nesta secção, os administradores do espaço podem decidir os crachás que são disponibilizados no espaço, ativando ou criando novos crachás.

Podem também aceitar ou rejeitar os crachás que os membros tenham sugerido.

Caso sejam precisas novas imagens para construir um crachá, é possível fazer um pedido à equipa do SAPO Campus através do feedback.

Moderação de conteúdos

Um administrador tem a possibilidade de apagar e destacar qualquer conteúdo publicado pela comunidade do espaço.

Apagar conteúdos

Um utilizador tem sempre a possibilidade de apagar os conteúdos que partilhou, os comentários que escreveu e qualquer comentário que seja efetuado sobre os seus conteúdos. Um administrador tem também a possibilidade de apagar qualquer conteúdo ou comentário de qualquer utilizador dentro do seu espaço.

Apesar da existência desta funcionalidade, o administrador deve ter uma preocupação pedagógica na gestão da sua comunidade. Sempre que possível, deve dialogar com o autor de um conteúdo menos próprio para que seja ele próprio a realizar a operação de apagar.

Dependendo do tipo de conteúdo, a operação de apagar pode ser realizada através do símbolo “x” ou do menu de opções (icon-cog) anexo ao conteúdo.

Alterar privacidade dos conteúdos

Após a publicação de um conteúdo, e excetuando nos contextos de blog ou grupo, um utilizador público pode alterar a privacidade da sua publicação entre pública e privada. Um administrador tem também a possibilidade de alterar a privacidade de qualquer conteúdo publicado no seu espaço, exceto os publicados em contextos de blog ou grupo.

Destacar conteúdos

O administrador tem a possibilidade de destacar globalmente um conteúdo do seu espaço. A operação de destaque é realizada sobre o próprio conteúdo, através do menu de opções. Ao destacar o conteúdo é possível incluir uma mensagem adicional ao próprio conteúdo.

A operação de destaque desencadeia dois acontecimentos distintos:

  • o conteúdo é partilhado na atividade do espaço, em nome do espaço, e é destacado com uma cor de fundo diferente;
  • todos os utilizadores do seu espaço são notificados do destaque.
veja as perguntas mais frequentes