Está a usar um browser desatualizado. Atualize o seu browser.

SAPO Campus

Blog da equipa do SAPO Campus

Partilhar ficheiros no SAPO Campus com a CloudPT é tão simples!

 

"Sou professor e preciso de partilhar regularmente vários ficheiros com os meus alunos. Como utilizador do SAPO Campus decidi criar um grupo para a minha turma. Para ativar a área de partilha de ficheiros tive de criar uma conta na CloudPT que oferece 16GB de espaço gratuitos (o acesso ainda só é possível por convite mas no SAPO Campus podemos fazê-lo sem convite ;).

Partilhei o primeiro ficheiro no SAPO Campus e tudo correu como esperado, ou seja, de um modo idêntico ao que já conhecia do moodle ou do facebook.

Mas fiquei curioso e instalei a aplicação cliente da CouldPT .

Pouco depois de ter instalado a aplicação, o ficheiro que tinha partilhado anteriormente na plataforma já estava disponível na pasta da CloudPT que foi criada no meu computador. Não tive de o descarregar porque o programa fez a sincronização por mim!

A seguir decidi abrir esse ficheiro, editá-lo e gravar. Fui ao SAPO Campus e a nova versão com as edições já estava disponível para ser descarregada pelos meus alunos. Foi muito simples e poupei muito tempo!"

 

---

Partilhar ficheiros no SAPO Campus com a CloudPT é realmente simples! Ao associares o SAPO Campus à tua conta da CloudPT podes partilhar os ficheiros que pretenderes, basta colocá-los na respetiva pasta da CloudPT e estes serão automaticamente disponibilizados no SAPO Campus.

 

Todos os membros do grupo que tenham procedido à associação terão também acesso a eles com exceção dos ficheiros publicados na pasta de administração. Nesta pasta, apenas o criador do grupo pode colocar ficheiros que podem ser descarregados pelos membros do grupo.

 

Na área de ficheiros é possível trabalhar colaborativamente. Todos os que associarem a CloudPT ao SAPO Campus poderão carregar novos ficheiros e editar os ficheiros publicados por outros. É um verdadeiro espaço de trabalho em equipa! E não há grande problema se alguém apagar um ficheiro inadvertidamente. A CloudPT permite-te recuperar várias versões anteriores de um qualquer ficheiro! :)

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Partilha de ficheiros no SAPO Campus com a CloudPT

 

O SAPO Campus passou a disponibilizar uma nova funcionalidade, há muito solicitada pelos nossos utilizadores: a partilha de ficheiros nos grupos!

A partir do Edubits (dia 6 de abril de 2013), o SAPO Campus está integrado com a CloudPT, o que - na verdade - torna esta funcionalidade em algo mais do que a simples partilha de ficheiros. 

Se ainda não sabes, a CloudPT é um serviço gratuito da PT que disponibiliza a todos os seus utilizadores 16GB de espaço de armazenamento. Assim, com este serviço, podes guardar os teus ficheiros online e aceder-lhes a partir de qualquer local e de qualquer tipo de dispositivo.

Para já, a CloudPT só está disponível por convite... mas não te preocupes, se estás registado no SAPO Campus, temos um convite para ti!

 

CloudPT post-01

 

E como funciona?

Nem todos os grupos têm de ter ficheiros, cabendo ao criador de um grupo decidir se quer disponibilizar uma pasta partilhada de ficheiros no seu grupo. Ao ativar esta área, a sua CloudPT passa a ter duas novas pastas.

  • a pasta de ficheiros do criador do grupo onde só ele pode colocar ficheiros, mas que todos podem descarregar;
  • a pasta de ficheiros da comunidade onde todos podem colocar ficheiros e descarregá-los.

CloudPT post-06

Como posso descarregar ficheiros?

Todos os ficheiros apresentam uma opção de “descarregar”. Brevemente iremos disponibilizar opções que permitam descarregar vários ficheiros numa única operação.

No entanto, podes ter todos os ficheiros da pasta da comunidade automaticamente descarregados e sincronizados com o teu computador. Basta associares os ficheiros do grupo à tua conta da CloudPT e instalares a aplicação cliente da CloudPT!

 

CloudPT post-07

 

Como posso adicionar ficheiros?

Adicionar ficheiros só é possível para os utilizadores que associarem a pasta partilhada do grupo à sua conta da CloudPT. A partir desse momento podes adicionar ficheiros de dois modos:

  • através do SAPO Campus, utilizando a opção “Publicar-> Ficheiros”;
  • através da aplicação cliente da CloudPT. Neste caso, basta copiar ou mover os ficheiros para a pasta correspondente no teu computador e estes são automaticamente disponibilizados no SAPO Campus e copiados para os computadores de todos os utilizadores que tenham a sua CloudPT associada ao grupo.

 

Lembra-te que há uma pasta especial onde apenas o criador do grupo pode colocar ficheiros e, por esse motivo, essa pasta não é sincronizada com a CloudPT dos outros utilizadores.

Brevemente explicaremos em mais detalhe algumas das operações.

Até breve!

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

O login do SAPO Campus vai mudar!

Nos próximos dias vamos ter várias novidades para partilhar sobre novas funcionalidades no SAPO Campus. A primeira novidade é a mudança do login na plataforma.

A partir de amanhã, sexta-feira, dia 5 de abril, ao clicares em Entrar serás direcionado para o Login do SAPO. Esse é o ponto de entrada “oficial” para todos os produtos do SAPO e agora o SAPO Campus também faz parte dessa família. Com o Login do SAPO vais poder utilizar os teus dados de acesso para criar contas em qualquer produto do SAPO.

 

integração_post 500

 

A primeira vez que acederes a esta página deves utilizar a opção “Integrar conta”. O processo de integração vai guiar-te através de um conjunto de passos que garante que toda a tua informação e conteúdos do SAPO Campus vão continuar a existir sem qualquer alteração. Na prática, só muda o modo como entras na plataforma.

 

botaoInt_post 500

 

Neste processo de integração vais ter várias possibilidades. Por exemplo, podes optar por criar uma conta no Login do SAPO com o mesmo email e palavra-passe do SAPO Campus ou optar por utilizar uma outra conta que já possas ter no Login do SAPO.

Experimenta e vê como é fácil!

Se tiveres algum problema não hesites em contactar-nos. Podes comentar este post, utilizar o mecanismo de feedback ou enviar um email para campus.escolas@sapo.pt.

 

Para que estas mudanças estejam disponíveis amanhã, hoje, dia 4 de abril, vamos entrar em modo de manutenção por volta das 18h.

 

To access the english version, please click here.

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Edubits: O SAPO Campus na prática

É já no próximo dia 6 de abril de 2013 que se realiza, na Universidade de Aveiro, a segunda edição do evento  Edubits!

edubits

O Edubits é um encontro científico que pretende promover a discussão de tópicos relacionados com a utilização de tecnologia em contexto educativo.

Nesta edição os oradores convidados foram escolhidos pela sua experiência de utilização do SAPO CAMPUS, a plataforma social para contextos educativos desenvolvida pela Universidade de Aveiro e PT/SAPO.

Através da partilha e discussão pretende-se contribuir para uma melhor identificação do potencial desta plataforma no contexto de vários níveis de ensino (pré-escolar a secundário) e, colaborativamente, construir novas metas para o futuro do SAPO Campus.

O evento é aberto a toda a comunidade educativa, sendo necessário o REGISTO PRÉVIO (sujeito a confirmação).

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Olá Mundo!

Bem-vindo ao blog oficial da equipa do SAPO Campus.

Vamos utilizar este espaço para te manter a par de todas as novidades da plataforma!

Até breve ;-)

 

To access the english version, please click here.

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.