Está a usar um browser desatualizado. Atualize o seu browser.

SAPO Campus

Blog da equipa do SAPO Campus

Como destacar conteúdos da comunidade (espaços e grupos)?

Por vezes há conteúdos ou notícias que merecem um destaque especial. No SAPO Campus é fácil dar o merecido destaque a esse conteúdo!

Post Destaques-01.png

Qualquer atividade pode ser destacada, independentemente do seu conteúdo ou autor. No entanto, só os administradores de um espaço ou o criador de um grupo é que podem destacar.

Post Destaques-02.png

Post Destaques-03.png

Quando um conteúdo é destacado, todos os membros dessa comunidade (espaço ou grupo) são avisados por email e notificação interna do SAPO Campus. A sua utilização deve ser moderada, pois o seu uso excessivo pode desagradar aos utilizadores e não valorizar devidamente os conteúdos destacados.

Num espaço ou grupo com conteúdos destacados é possível visualizar todas as atividades que já foram destacadas.

Post Destaques-04.png

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Novas funcionalidades no SAPO Campus

O SAPO Campus passou a dispor de um conjunto de novas funcionalidades, sendo de destacar, a possibilidade de um utilizador pertencer a vários espaços!

f01.png

Agora, para além do espaço da tua escola, podes participar noutros espaços que existam no SAPO Campus, assim, se o teu grupo de futebol, ou dos escuteiros, ou mesmo um grupo de amigos tiverem um espaço no SAPO Campus, já podes pertence a todos.

Visita a nossa nova página de funcionalidades para ficares a conhecer as restantes novidades!

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Novas imagens para os crachás!

new badges promo magusto-01

Neste magusto, e para responder aos pedidos dos nossos queridos utilizadores, oferecemos novas imagens para os crachás! São 65, duas delas comemorativas desta quadra festiva de S. Martinho.

blog_photo_widget_ylwEbZBtOEzNscZr8S7K

Também disponibilizámos um novo tópico no feedback (ali mesmo à direita!) para que nos sugiras novas imagens.

Nos últimos meses temos andado a trabalhar em mais novidades, que revelaremos brevemente!

Até lá, diverte-te a construir novos desafios e crachás, com as novas imagens!


To access the english version, please click here.

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Inquérito de Satisfação - Ajuda-nos a melhorar

 

Ao longo dos últimos meses temos vindo a introduzir novas funcionalidades no SAPO Campus e a evoluir outras que já existiam, para facilitar e melhorar a experiência de quem o utiliza.

 

Blog equipa survey

 

Queremos continuar a ir de encontro às necessidades dos nossos utilizadores e como tal vimos solicitar que respondam a um breve inquérito através do link https://www.survs.com/survey/2FVO5X26ZW, que nos irá ajudar a continuar no caminho certo.

 

A tua contribuição é importante para nós!

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

O jogo do SAPO Campus

 

Esta semana o SAPO Campus esteve em demonstração no Research Day da Universidade de Aveiro, um evento que procura reunir todos os docentes e investigadores desta instituição.

 

Research Day

 

Desta vez procurámos encontrar uma estratégia diferente para explicar o que é o SAPO Campus e o que os utilizadores podem fazer dentro da plataforma. Criámos um jogo, inspirado no Jogo da Glória, em formato gigante, onde os jogadores vão avançando nas casas de acordo com o resultado que vão obtendo ao lançar o dado gigante :)

 

01

 

Cada casa descreve uma ação possível de tomar dentro do SAPO Campus. A grande maioria permite ganhar pontos, mas também temos algumas ações que implicam perder pontos. Ao ler a explicação de cada casa, apresentadas no livro de instruções do jogo, o jogador vai percebendo o que é esta plataforma.

 

02

03

 

No livro de regras o utilizador vai marcando as casas por onde passou. Ao chegar ao final e somar todos os pontos fica a conhecer o crachá que pode ter ganho.

 

04

 

Também temos um crachá especial para quem não conseguiu terminar porque calhou na casa GAME OVER :)

 

05

 

Também queres jogar o Jogo do SAPO Campus?

Então imprime esta versão para impressão do tabuleiro e do livro de instruções e diverte-te com os teus colegas!

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Vamos criar e ganhar crachás?

 

O SAPO Campus passou a ser uma plataforma que apoia e suporta a iniciativa OpenBadges da Mozilla. Os crachás (do inglês badges) são uma forma de poder reconhecer e destacar pessoas e conteúdos em plataformas digitais.

 

blog_photo_widget_213uR9zdOrw0mrbwv09J

 

No SAPO Campus, os crachás podem ser utilizados de muitos modos diferentes, por exemplo, para identificar o perfil de um utilizador, para destacar as pessoas que participaram numa atividade da instituição, para reconhecer o melhor trabalho na área das ciências de uma turma ou o professor que ganhou o concurso de karaoke da instituição :)

 

blog_photo_widget_57jtmpv5jmdaScYLqEzK

 

No fundo, o limite para a utilização dos crachás é a imaginação das pessoas da comunidade! Os crachás podem ter caraterísticas sociais, escolares, desportivas, culturais, humorísticas,...

É a tua instituição que decide os crachás que são disponibilizados, as regras para os obter e quem é que os recebe. Mas todos podem ajudar na decisão sugerindo e apoiando a atribuição dos crachás aos utilizadores que realmente os merecem.

E, muito importante, dentro de um grupo, o criador tem à sua disposição as mesmas ferramentas necessárias para a criação dos seus próprios crachás, as regras para a sua obtenção e a decisão sobre a sua atribuição.

 

blog_photo_widget_Z3M1Abb9mvDUCmut4YV3

 

Está na hora de começar! Vê os crachás da tua instituição e tenta ganhá-los. Apoia os membros da tua institução que merecem ganhar os crachás. Se tens ideias para criar os teus próprios crachás, cria um grupo, convida os teus amigos e diverte-te a dar os teus crachás a quem os merece.

Se não encontrares as imagens que precisas para construir os teus crachás, comenta este post com as tuas sugestões. Nós daremos notícias o mais brevemente possível.

 

E agora tenta ganhar este crachá que para nós é muito especial...

 

blog_photo_widget_E3RZzzmnfRAaDi32pzQy

 

Boa sorte! :)

 

To access the english version, please click here.

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Novidades na partilha de ficheiros... e não só!

 

Recentemente tivemos a oportunidade de lançar algumas novidades no SAPO Campus.

 

blog_photo_widget_7hz5UJbrBmPDimiOYGJ8

 

Na área de ficheiros do grupo é agora possível realizar mais algumas operações e executar outras de um modo mais rápido. Por exemplo, já é possível mover ficheiros para outras pastas, ordenar a listagem de ficheiros por diferentes critérios e selecionar vários ficheiros de uma só vez. Esta seleção múltipla facilita muito o nosso trabalho quando, por exemplo, se pretende apagar ou mover vários ficheiros.

Na publicação de ficheiros também introduzimos uma grande novidade. No final de cada publicação é agora possível escrever uma mensagem que ficará visível na atividade do grupo, juntamente com os ficheiros que foram publicados.

 

blog_photo_widget_Bt05Wdk3mRvWISr2LlQa

Esta funcionalidade poderá ser muito útil, por exemplo, para os professores que pretendam divulgar fichas de trabalho e alertar imediatamente a sua comunidade, dando as instruções necessárias para a sua realização.

Ao nível dos ficheiros também introduzimos outras novidades que não são visíveis para os utilizadores. Mas de certeza que vão notar que a publicação é agora mais rápida! :)

 

Até breve.

A equipa do SAPO Campus

 

To access the english version, please click here

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Partilhar ficheiros no SAPO Campus com a CloudPT é tão simples!

 

"Sou professor e preciso de partilhar regularmente vários ficheiros com os meus alunos. Como utilizador do SAPO Campus decidi criar um grupo para a minha turma. Para ativar a área de partilha de ficheiros tive de criar uma conta na CloudPT que oferece 16GB de espaço gratuitos (o acesso ainda só é possível por convite mas no SAPO Campus podemos fazê-lo sem convite ;).

Partilhei o primeiro ficheiro no SAPO Campus e tudo correu como esperado, ou seja, de um modo idêntico ao que já conhecia do moodle ou do facebook.

Mas fiquei curioso e instalei a aplicação cliente da CouldPT .

Pouco depois de ter instalado a aplicação, o ficheiro que tinha partilhado anteriormente na plataforma já estava disponível na pasta da CloudPT que foi criada no meu computador. Não tive de o descarregar porque o programa fez a sincronização por mim!

A seguir decidi abrir esse ficheiro, editá-lo e gravar. Fui ao SAPO Campus e a nova versão com as edições já estava disponível para ser descarregada pelos meus alunos. Foi muito simples e poupei muito tempo!"

 

---

Partilhar ficheiros no SAPO Campus com a CloudPT é realmente simples! Ao associares o SAPO Campus à tua conta da CloudPT podes partilhar os ficheiros que pretenderes, basta colocá-los na respetiva pasta da CloudPT e estes serão automaticamente disponibilizados no SAPO Campus.

 

Todos os membros do grupo que tenham procedido à associação terão também acesso a eles com exceção dos ficheiros publicados na pasta de administração. Nesta pasta, apenas o criador do grupo pode colocar ficheiros que podem ser descarregados pelos membros do grupo.

 

Na área de ficheiros é possível trabalhar colaborativamente. Todos os que associarem a CloudPT ao SAPO Campus poderão carregar novos ficheiros e editar os ficheiros publicados por outros. É um verdadeiro espaço de trabalho em equipa! E não há grande problema se alguém apagar um ficheiro inadvertidamente. A CloudPT permite-te recuperar várias versões anteriores de um qualquer ficheiro! :)

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Partilha de ficheiros no SAPO Campus com a CloudPT

 

O SAPO Campus passou a disponibilizar uma nova funcionalidade, há muito solicitada pelos nossos utilizadores: a partilha de ficheiros nos grupos!

A partir do Edubits (dia 6 de abril de 2013), o SAPO Campus está integrado com a CloudPT, o que - na verdade - torna esta funcionalidade em algo mais do que a simples partilha de ficheiros. 

Se ainda não sabes, a CloudPT é um serviço gratuito da PT que disponibiliza a todos os seus utilizadores 16GB de espaço de armazenamento. Assim, com este serviço, podes guardar os teus ficheiros online e aceder-lhes a partir de qualquer local e de qualquer tipo de dispositivo.

Para já, a CloudPT só está disponível por convite... mas não te preocupes, se estás registado no SAPO Campus, temos um convite para ti!

 

CloudPT post-01

 

E como funciona?

Nem todos os grupos têm de ter ficheiros, cabendo ao criador de um grupo decidir se quer disponibilizar uma pasta partilhada de ficheiros no seu grupo. Ao ativar esta área, a sua CloudPT passa a ter duas novas pastas.

  • a pasta de ficheiros do criador do grupo onde só ele pode colocar ficheiros, mas que todos podem descarregar;
  • a pasta de ficheiros da comunidade onde todos podem colocar ficheiros e descarregá-los.

CloudPT post-06

Como posso descarregar ficheiros?

Todos os ficheiros apresentam uma opção de “descarregar”. Brevemente iremos disponibilizar opções que permitam descarregar vários ficheiros numa única operação.

No entanto, podes ter todos os ficheiros da pasta da comunidade automaticamente descarregados e sincronizados com o teu computador. Basta associares os ficheiros do grupo à tua conta da CloudPT e instalares a aplicação cliente da CloudPT!

 

CloudPT post-07

 

Como posso adicionar ficheiros?

Adicionar ficheiros só é possível para os utilizadores que associarem a pasta partilhada do grupo à sua conta da CloudPT. A partir desse momento podes adicionar ficheiros de dois modos:

  • através do SAPO Campus, utilizando a opção “Publicar-> Ficheiros”;
  • através da aplicação cliente da CloudPT. Neste caso, basta copiar ou mover os ficheiros para a pasta correspondente no teu computador e estes são automaticamente disponibilizados no SAPO Campus e copiados para os computadores de todos os utilizadores que tenham a sua CloudPT associada ao grupo.

 

Lembra-te que há uma pasta especial onde apenas o criador do grupo pode colocar ficheiros e, por esse motivo, essa pasta não é sincronizada com a CloudPT dos outros utilizadores.

Brevemente explicaremos em mais detalhe algumas das operações.

Até breve!

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

O login do SAPO Campus vai mudar!

Nos próximos dias vamos ter várias novidades para partilhar sobre novas funcionalidades no SAPO Campus. A primeira novidade é a mudança do login na plataforma.

A partir de amanhã, sexta-feira, dia 5 de abril, ao clicares em Entrar serás direcionado para o Login do SAPO. Esse é o ponto de entrada “oficial” para todos os produtos do SAPO e agora o SAPO Campus também faz parte dessa família. Com o Login do SAPO vais poder utilizar os teus dados de acesso para criar contas em qualquer produto do SAPO.

 

integração_post 500

 

A primeira vez que acederes a esta página deves utilizar a opção “Integrar conta”. O processo de integração vai guiar-te através de um conjunto de passos que garante que toda a tua informação e conteúdos do SAPO Campus vão continuar a existir sem qualquer alteração. Na prática, só muda o modo como entras na plataforma.

 

botaoInt_post 500

 

Neste processo de integração vais ter várias possibilidades. Por exemplo, podes optar por criar uma conta no Login do SAPO com o mesmo email e palavra-passe do SAPO Campus ou optar por utilizar uma outra conta que já possas ter no Login do SAPO.

Experimenta e vê como é fácil!

Se tiveres algum problema não hesites em contactar-nos. Podes comentar este post, utilizar o mecanismo de feedback ou enviar um email para campus.escolas@sapo.pt.

 

Para que estas mudanças estejam disponíveis amanhã, hoje, dia 4 de abril, vamos entrar em modo de manutenção por volta das 18h.

 

To access the english version, please click here.

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.