Está a usar um browser desatualizado. Atualize o seu browser.

SAPO Campus

Blog da equipa do SAPO Campus

Novidades no SAPO Campus: novo menu de espaços, escolha de modo de notícias e notificações no chat

Hoje introduzimos uma nova funcionalidade no menu de espaços do SAPO Campus que vem assim melhorar a navegação e pesquisa entre Espaços, Grupos e Blogs.

Ao abrir o menu de espaços, para além de visualizar todos os espaços a que pertence, surgem também listados todos os grupos a que o utilizador pertença e todos os blogs de que é autor, no respetivo espaço.
É agora bastante mais fácil a navegação e a criação de um grupo ou um blog.

 

Qu81ADLwsV2a6zUu80AI

 

Mas não ficamos por aqui, o feed de notícias também está diferente… é possível escolher o modo de visualização, optando por: receber toda a atividade publicada nos espaços a que pertence ou, apenas aquela que é mais relevante - todas as tuas publicações, as das pessoas que segues e dos grupos ou blogs a que pertences.

 

GFfi8vutqCQZDdH0WOuA

 

No Chat foi introduzida uma opção de alertas sonoros. Basta clicar nas definições do chat e definir se queres ligar ou desligar o alerta sonoro para quando recebes uma mensagem… assim sabes sempre quando estão a falar contigo!!

 

O3PTZgnitGVCZHZkRLFM

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

O SAPO Campus deseja um Bom Ano 2015

 

Em 2014 muita coisa aconteceu no SAPO Campus...

... passou a ser possível pertencer a vários espaços em simultâneo;

... foi lançada a ferramenta de Chat que veio facilitar ainda mais a partilha de experiências e o conhecimento;

... passou a ser possível utilizar Emoji para expressar ideias e emoções nos vários tipos de publicações. 

 

Chat.png

 

Disponibilizámos ainda um espaço modelo para que os utilizadores pudessem conhecer alguns exemplos práticos de utilização da plataforma numa escola - a Escola de Demonstração e melhorámos também algumas questões de usabilidade e mecanismos de feedback, durante o processo de registo dos utilizadores na plataforma. 

 

EscolaDemo.png

 

Do resultado da parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) incluímos na Página de suporte a possibilidade de descarregar dois guias de utilização para quem está a dar os primeiros passos no SAPO Campus, bem como os guias informativos para professores bibliotecários e órgãos pedagógicos. 

 

Marcámos também presença em vários eventos ligados à Educação...ticEduca@14, X Jornadas Ensinar e Aprender com a Tecnologia, 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, entre outros...dinamizando workshops relacionados com o tema da partilha e gamification em contexto educativo. 

 

ws-SAPO.png

 

Estamos a trabalhar para que o ano 2015 supere este ano que passou e, para tal, contamos com a ajuda e o interesse de todos os nossos utilizadores.

Um Feliz 2015 é o que a Equipa do SAPO Campus vos deseja!

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Neste Natal temos presentes para ti! Chat e emojis para poderes conversar com os teus colegas e professores

 

 

Noticia CHAT_EMOJI-...3_esticada.png

 

O SAPO Campus tem agora um Chat: vai permitir que fales em tempo real com qualquer membro dos espaços a que pertenceres. Tens salas de conversa dos espaços e dos grupos de que fazes parte, e também salas para conversares diretamente com alguém, caso queiras tirar alguma dúvida com um professor, por exemplo.

O Chat no SAPO Campus vem assim facilitar ainda mais a comunicação dentro da tua escola/comunidade.

 

Como funciona o Chat no SAPO Campus? É simples.

A janela de chat está acessível para todos os membros do espaço da tua Instituição, no canto inferior direito da plataforma (conforme imagem abaixo). Encontrarás três áreas: contactos (todas as pessoas dos espaços a que pertences), as comunidades (salas de conversação criadas automaticamente para cada espaço e para cada grupo) e as conversas recentes, para facilmente veres as mensagens que tens por ler.

 

Noticia CHAT_EMOJI_01.png

 

Ao clicar num desses contactos ou comunidades, uma janela de conversação será aberta e aí poderás trocar mensagens escritas dentro desse contexto. Se o contexto for um grupo ou o espaço da instituição, as mensagens trocadas nessa janela ficarão visíveis para todos os utilizadores que pertençam a esse grupo ou a esse espaço. 

 

Com esta nova funcionalidade chegaram também os Emojis!

 

EMOJI.png

 

A cada emoji está associado um código - :exemplo: - que podes escrever no chat, em comentários ou na publicação de estados ou posts. Podes pesquisar os emojis disponíveis ao escrever “:” e escolher um para inserir. 

Diverte-te a usá-los! 

 

Noticia CHAT_ EMOJI_02.png

 

Liga-te ao SAPO Campus e não pares de falar…  

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Um novo testemunho de utilização do SAPO Campus: João Lima

 

O João Lima é professor de História e Formador de professores. No início do ano lectivo de 2014/2015, promoveu no SAPO Campus uma acção de formação para professores, designada por “Laboratório de Ideias para a Sala de Aula”

Aqui fica o seu testemunho e o nosso muito obrigado pela utilização do SAPO Campus e pela enorme disponibilidade para a gravação deste contributo!

 

 

Frases que nos ficaram no ouvido:

"A mais-valia central é a interação e a criação de uma nova forma de abordagem à formação;"

"[...] cada um leva alguma coisa para a plataforma em vez de esperar da plataforma alguma coisa […] isso é uma mudança radical e uma mudança muito inovadora no que pode ser a formação;"

"[...] aquilo que nós levamos para partilhar é tão ou mais importante que a informação que está estruturada e que se pode encontrar também na plataforma;"

"[...] os professores vão encontrar de forma muito fácil aquilo que procuram e a capacidade de cruzar informação entre eles;"

"O SAPO Campus diferencia-se por uma lógica muito interativa."

"Não há ferramenta que conjugue tão bem a lógica de uma sala de aula."

"Recomendo a plataforma para qualquer tipo de formação para professores."

 

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Grupos destacados e atalhos de um espaço

 

 

Noticia GD 00.png

 

Os administradores de um espaço têm agora uma forma de promover os grupos mais relevantes para a sua comunidade, por exemplo, o grupo da Biblioteca escolar.

Na listagem de grupos do espaço o administrador pode encontrar as seguintes opções por grupo:

  • Destacar;
  • Mostrar atalho na barra lateral.

 

Noticia Grupos dest...atalhos_01.png

 

Os grupos destacados surgem na listagem de grupos com um destaque visual. Existe também um novo filtro que permite visualizar apenas os grupos destacados. Os atalhos criados surgem na coluna do lado esquerdo e estão disponíveis em todas as páginas do espaço, facilitando em muito o seu acesso.

 

Noticia Grupos dest...atalhos_02.png

 

No futuro estamos a ponderar permitir criar atalhos para mais áreas do Campus, por exemplo: blogs, posts, vídeos, álbuns de fotografias, etc...

 

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Vem experimentar a Escola de Demonstração!

Tens dúvidas sobre o tipo de utilização que a tua Escola pode dar ao SAPO Campus? Visita a nossa Escola de Demonstração e experiencia essa vivência na perspetiva de um aluno de uma Escola.

Este é um espaço modelo que criámos para os utilizadores poderem conhecer alguns exemplos, mais práticos, de utilização da plataforma.
Neste espaço, vais poder encontrar várias informações sobre as funcionalidades da plataforma, explorar os diferentes menus e perceber como está estruturada a informação de uma escola imaginária.

O que é uma atividade? Como posso visitar a minha página de perfil? E publicar um conteúdo? Todas as questões respondidas e acessíveis na Escola de Demonstração.

CaptureEscolaDEMO.PNG

Aproveita para ficares a saber mais sobre o SAPO Campus!

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Doçura ou travessura?

Não enviaram doces para a equipa do SAPO Campus?

Então não se assustem quando hoje visitarem a página de um espaço...

post halloween.png

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Novidades no SAPO Campus… e também no SAPO

LogoSAPO.png

O SAPO deu o salto! Está mais moderno, mais simples, com mais conteúdos e com uma nova imagem! Como não poderia deixar de ser, o SAPO Campus também mudou e apresenta um novo logótipo. Esperamos que gostem :)

No SAPO Campus introduzimos também algumas novidades. Os bugs que a comunidade nos fez chegar durante o mês de setembro foram corrigidos e algumas sugestões foram tidas em conta para alterar alguns comportamentos da plataforma:

  • na página de perfil de um utilizador passámos a incluir a atividade que fez dentro dos grupos em que participa. Deste modo, muitas páginas de perfil que surgiam sem atividade passaram a ser mais ricas, principalmente quando são utilizadores que interagem essencialmente dentro de grupos. É claro que a informação mostrada respeita os níveis de privacidade dos espaços e dos grupos.
  • os blogs passaram a ter um botão de “Seguir”, tal como já existia para os utilizadores. Desse modo, um blog especialmente interessante pode ser seguido para que todos os novos posts apareçam na página de notícias do utilizador;
  • no registo de utilizadores e criação de espaços foram introduzidas alterações com o objetivo de tornar mais evidente e simples o tipo de acção que se está a realizar;
  • na página de suporte incluímos a possibilidade de descarregar dois guias que nos parecem muito importantes para quem está a dar os primeiros passos no SAPO Campus: o “Guia de iniciação ao SAPO Campus” e o “Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus”.

 

Continuem a ajudar-nos a evoluir com o vosso feedback e aguardem mais novidades muito brevemente!

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

O SAPO Login vai mudar

Muito brevemente o SAPO Login vai mudar!

A partir desse momento, quando tentares entrar no SAPO Campus, vais ser enviado para uma página do Login do SAPO com um aspecto renovado e mais simples, como podes ver na imagem seguinte.

SAPO login.png

A nova versão tem as mesmas funcionalidades e não terás de introduzir novos dados. Faz o teu login tal como tens feito até aqui.

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.