Está a usar um browser desatualizado. Atualize o seu browser.

Biblioteca Escolar AESL

"...tenho em mim todos os sonhos do mundo." Álvaro de Campos

Semana da Leitura '19

De 01 a 05 de abril, decorre a Semana da Leitura 2019 no nosso Agrupamento. Eis o programa:

•Exposição Partituras Instrumentais, trajes da composição na BE da EBSSL (toda a semana)

03 de abril

•Projeto O.L.A. –12.º ano e Universidade Sénior de SJM (leituras partilhadas) BE da EBSSL

04 de abril

•Eu Quero Ver a Lua (teatro de marionetas)-  Sala 3 da Pré / Parque na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré
•À Descoberta de Um Tesouro, 3.º CEB, BE da EBSSL
•Poesia no Parque de Estacionamento, Secundário, EBSSL
•Receit@r a Leitura – sessão com alunos e pais na EB1 de Fundo de Vila

05 de abril

•Oficinas musicais com os alunos do 3.º ano na BE da EBSSL
•Audição de Flauta e Canto com alunos e encarregados de educação do 2.ºCEB, EBSSL.
 
A tua biblioteca deseja-te "Boas Leituras"!

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Oficinas Poéticas na Biblioteca

Em mês dedicado à poesia, os alunos do quarto ano do nosso agrupamento participaram em oficinas poéticas que decorreram nas bibliotecas escolares do primeiro ciclo. DInamizadas pelo poeta e ator Paulo Condessa, as oficinas decorreram de forma entusiástica e muito bem disposta. Quem disse que a poesia não é o máximo? Os alunos do 4.º ano disseram poesia e brincaram com ela, explorando o sentido, a entoação, o ritmo e a musicalidade da linguagem. A seleção de poemas apresentada foi de elevada qualidade, integrando textos de Sidónio Muralha, Adília Lopes, Alexandre O'Neill, entre outros.

Viva a poesia!

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

E o copo transbordou...

No dia 19 de março, os alunos dos décimos e décimos primeiros anos dos Cursos Profissionais do nosso agrupamento assistiram ao espetáculo "O Copo (poesia de entretenimento científico)" com Paulo Condessa e Nuno Moura. A sessão decorreu na Casa da Criatividade e contou com a organização da Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares. Os alunos puderam ouvir uma forma criativa de dizer poesia e contactar com os grandes nomes do nosso património literário poético - desde Camões, passando por Mário Cesariny, Alexandre O´Neill, Adília Lopes, Alberto Pimenta, entre muitos outros.

O copo transbordou porque a Casa da Criatividade estava lotadíssima e porque a poesia deixou de estar presa à página e ganhou várias vozes. 

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

"Entre Estrelas e Estrelinhas" com José Fanha e Daniel Completo

No dia 20 de março, a poesia encheu os Paços da Cultura e com muita música e boa disposição, os alunos do primeiro ciclo do nosso agrupamento puderam participar no espetáculo "Entre Estrelas e Estrelinhas", com José Fanha e Daniel Completo, dinamizado pela biblioteca Municipal, em parceria com as bibliotecas escolares do concelho. Os alunos puderam ouvir e cantar temas como "Big Bang", "Canção do Porquê" e "A Terra", entre outros. Este espetáculo é baseado no livro "Entre Estrelas e Estrelinhas, Este Mundo Anda às Voltinhas", da autoria de J. Fanha e D. Completo, contando com o Prefácio de Carlos Fiolhais, Professor de Física da Universidade de Coimbra. Como sublinha Carlos Fiolhais: "A Ciência, como José Fanha e Daniel Completo mostram, pode misturar-se com a poesia e a música." Dia 20 de março ficou marcado pela ciência, pela poesia, pela música e pelas muitas vozes que se fizeram ouvir a cantar... um céu estrelado em pleno interior dos Paços da Cultura. 

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Visita à Exposição "Os Lusíadas na Figuração de Levi Guerra" e "A Botânica na obra de Luís de Camões

No dia 28 de fevereiro, os alunos das turmas 10.ºA, 10.ºB, 10.ºC, 11.ºA, 11.ºB e 12.ºA foram aos Paços da Cultura para poderem visitar a exposição "Os Lusíadas na Figuração de Levi Guerra" e assistir à aula aberta, proferida pelo professor Dr. Jorge Paiva, sobre "A Botânica na obra de Luís de Camões". Esta atividade foi dinamizada pela Junta de Freguesia de S. João da Madeira e teve a parceria da biblioteca escolar. A atividade contou com a presença do próprio autor da exposição, Dr. Levi Guerra, e da professora (do nosso agrupamento!) e escritora Margarida Negrais e  mais  de 150 participantes, entre alunos, professores e outros convidados. 

Uma forma diferente de aprender "Os Lusíadas", uma aliança eficaz entre a literatura e a ciência... uma forma diferente de olhar para Camões.

De cantos, quadros, cores, flores e amores se fez este dia 28 de fevereiro de 2019!

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Cientificamente Provável - Investigadores por um dia!

No âmbito do desenvolvimento do projeto Cientificamente Provável e da parceria entre o CERENA da FEUP, a Biblioteca Escolar e a disciplina de Biologia, os alunos do 12.ºA passaram o dia 12 de março no Ensino Superior da Universidade do Porto, a visitar faculdades, laboratórios e a ser investigadores por um dia. 

1.ª paragem: Faculdade de Engenharia do Porto -  Centro de Investigação em Recursos Naturais e Ambiente (CERENA):  palestra sobre a criação do centro e áreas de investigação; visita aos laboratórios - Lab 4 piso – Visitas; Lab 205 – Lixiviação em autoclave e reator aberto (demonstração); Lab 105 – Demonstração de trabalhos a decorrer; Lab 005/6 – Fragmentação; Mesa; Separação Magnética; Sessão de encerramento (F204).

2.ª paragem – parte A:  Instituto I3S - Contactar com investigadores; Conhecer novas técnicas laboratoriais; Realizar atividades experimentais.

 2.ª paragem – Parte B: Instituto Superior de Engenharia – Departamento de Informática: visita às instalações; esclarecimentos sobre os cursos existentes; palestra sobre CIBERSEGURANÇA (março é o mês internacional da Cibersegurança).

Um dia que ficou marcado pela promoção do ensino das ciências fora da escola e que se pautou pelo  alargamento do horizonte cultural dos alunos, onde foram utilizados excelentes recursos complementares de aprendizagens.

Um dia com a Ciência… Investigadores do ensino superior por um dia!

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Concurso Nacional de Leitura - Fase Municipal

Na passada 2ª feira, 11 de fevereiro, nos Paços da Cultura, decorreram as Provas do Concurso Nacional de Leitura – Fase Municipal.

As Provas Escritas Digitais realizaram-se durante a manhã, no Espaço Internet e à tarde, as Provas Orais, no Auditório dos Paços da Cultura. 

Concorreram um total de 22 alunos dos três agrupamentos das escolas da cidade e no final foram apurados 3 candidatos por ciclo de ensino, num total de 12.

O júri do Concurso era constituído pelos seguintes elementos:

 

  • Isabel Pardal (Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares)
  • Irene Guimarães (Vereadora da Educação)
  • Richard Zimler (escritor)

Todas as obras selecionadas para esta fase do Concurso eram da autoria do escritor americano, daí a sua presença como elemento do júri.

Richard Zimler confessou ter ficado encantado e comovido com as interpretações de personagens dos seus livros,  por parte de alguns concorrentes.

O memorável momento musical aconteceu ainda com o violino de Gonçalo Pinto (Esc. Serafim Leite), a canção de Mariza "Quem me dera" interpretada por Mariana Gomes (Esc. Oliveira Júnior) e a dupla de viola e violoncelo de Carolina Loureiro e Ana Francisca Borges Correia Oliveira (Esc. João da Silva Correia).

Uma palavra de apreço a todos os intervenientes.

Aos 12 vencedores desejamos boa sorte para a próxima etapa –  3ª Fase - com provas  nas Comunidades Intermunicipais/Áreas Metropolitanas, que decorrerá entre 7 de março e 30 abril, na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto.

Publicada por Sementes do saber à(s) quarta-feira, fevereiro 13, 2019

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Conversa com Kazuo Kon

No passado dia 14 de dezembro, a bilioteca escolar dinamizou uma atividade que envolveu o diálogo intercultural e intergeracional, promovendo a educação para a cidadania. Os alunos do 9.ºB e 11.º A, as professoras de matemática, Cecília Santos e Irene Silva, estiveram à conversa com o professor japonês Kazuo Kon sobre valores de civilidade e civismo e comportamentos para uma vida saudável.

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

11.º Encontro de Ilustração na Biblioteca

Durante o mês de dezembro, a biblioteca teve em exposição os trabalhos dos alunos realizados no âmbito do 11.º Encontro Internacional de Ilustração. O "trabalho" foi assim a tónica deste mês e a exposição mostrou que, quer nas oficinas quer no concurso de ilustração,

IMG_20181219_131604.jpg

IMG_20181219_131653.jpg

IMG_20181219_131544.jpg

IMG_20181219_131538.jpg

IMG_20181219_131518.jpg

IMG_20181219_131506.jpg

os alunos do agrupamento serafino levam o trabalho muito a sério! Esta  exposição abrangeu todas as escolas do agrupamento e envolveu os alunos do pré-escolar ao décimo segundo ano. É caso para dizer: é obra! Sem dúvida, é trabalho de qualidade! 

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Festa de Natal com a Biblioteca

A Biblioteca Escolar voltou a dinamizar um momento de partilha, convívio e muita alegria a assinalar esta quadra festiva. Os alunos do 2.º ciclo e a professora Ana Paula apresentaram o espetáculo musical "A Estrela de Natal", de José Carlos Godinho, no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite. O espetáculo teve duas sessões - às 10h30, a atuação teve como público alunos, professores e assistentes técnicos e operacionais; às 18h30, a sessão foi destinada aos pais e encarregados de educação. Ambas as sessões contaram com a atuação da Presidente da Associação de Pais da EBSSL. Para assinalar este momento de festa em família, a chegada do Natal foi preparada com um lanche-convívio na biblioteca, onde pais, filhos, familiares, professores, amigos, muitos livros e leituras confratenizaram e lembraram que o Natal está mesmo aí e que é tempo de grande alegria!

A Biblioteca Escolar deseja a todos um Santo e Feliz Natal!

IMG_20181214_104211.jpg

IMG_20181214_105855.jpg

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.