Está a usar um browser desatualizado. Atualize o seu browser.

Biblioteca Escolar AESL

"...tenho em mim todos os sonhos do mundo." Álvaro de Campos

DNA fingerprint na procura dos culpados

Cientificamente Provável com a Biblioteca Escolar AESL e a disciplina de Biologia e Geologia

O auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite foi o palco escolhido para um episódio digno de uma série televisiva de investigação, ao estilo CSI-S. João da Madeira, no dia 30 de maio pelas 11horas. Conduzidos pelo investigador da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto), Professor Rui Magalhães, os alunos da disciplina de Biologia e Geologia das turmas A dos 10.º, 11.º e 12.º anos partiram em busca do(s) culpado(s).

O caso era o seguinte: “No espaço de uma semana, dezenas de pessoas dirigiram-se a vários hospitais com sintomas de intoxicação alimentar grave: 43 ficaram internadas e, destas, 13 morreram. As investigações iniciais indicaram que a maioria dos indivíduos tinha consumido alguns alimentos em comum. O que terá acontecido? Como poderá este caso ser resolvido?”

Investigador e alunos iniciaram, então, uma investigação científica para encontrar o criminoso. Traçando as etapas da investigação, planificando cenários de eventuais culpados, avançando hipóteses, descartando suspeitos, demarcando cenários do crime e modus operandi do criminoso, registando os aspetos comuns das vítimas e articulando o trabalho com outras instituições, a investigação chegou a bom porto. O culpado foi encontrado! Ou melhor, a criminosa – a bactéria Listeria, capaz de provocar uma infeção, a listeriose, que foi a responsável pela contaminação de alimentos ingeridos, nomeadamente queijo fresco, que afetou os 43 indivíduos, provocando a morte a 13 deles.

A investigação científica baseou-se essencialmente no estudo comparativo das moléculas de DNA das bactérias encontradas em vários alimentos. Este estudo exigiu a técnica laboratorial de DNA Fingerprinting.

Pelo caminho desta investigação, refletiu-se sobre a importância da comunicação em ciência.

Esta foi mais uma atividade do programa Cientificamente Provável. Este programa é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os seus objetivos são promover o conhecimento e enriquecer o percurso formativo dos alunos, estreitando a relação entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias, tendo como interlocutora a biblioteca escolar.

No final, alunos, professores e biblioteca escolar agradeceram ao Professor Rui e à Escola Superior de Biotecnologia da UCP pela excelente atividade proposta e por, no plano da realidade (sim, porque este foi um caso de sucesso de investigação real! Não foi ficção nem coincidência…), terem desvendado este caso de listeriose e por terem evitado uma verdadeira tragédia.

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Semana da Leitura '19

De 01 a 05 de abril, decorre a Semana da Leitura 2019 no nosso Agrupamento. Eis o programa:

•Exposição Partituras Instrumentais, trajes da composição na BE da EBSSL (toda a semana)

03 de abril

•Projeto O.L.A. –12.º ano e Universidade Sénior de SJM (leituras partilhadas) BE da EBSSL

04 de abril

•Eu Quero Ver a Lua (teatro de marionetas)-  Sala 3 da Pré / Parque na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré
•À Descoberta de Um Tesouro, 3.º CEB, BE da EBSSL
•Poesia no Parque de Estacionamento, Secundário, EBSSL
•Receit@r a Leitura – sessão com alunos e pais na EB1 de Fundo de Vila

05 de abril

•Oficinas musicais com os alunos do 3.º ano na BE da EBSSL
•Audição de Flauta e Canto com alunos e encarregados de educação do 2.ºCEB, EBSSL.
 
A tua biblioteca deseja-te "Boas Leituras"!

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Oficinas Poéticas na Biblioteca

Em mês dedicado à poesia, os alunos do quarto ano do nosso agrupamento participaram em oficinas poéticas que decorreram nas bibliotecas escolares do primeiro ciclo. DInamizadas pelo poeta e ator Paulo Condessa, as oficinas decorreram de forma entusiástica e muito bem disposta. Quem disse que a poesia não é o máximo? Os alunos do 4.º ano disseram poesia e brincaram com ela, explorando o sentido, a entoação, o ritmo e a musicalidade da linguagem. A seleção de poemas apresentada foi de elevada qualidade, integrando textos de Sidónio Muralha, Adília Lopes, Alexandre O'Neill, entre outros.

Viva a poesia!

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

E o copo transbordou...

No dia 19 de março, os alunos dos décimos e décimos primeiros anos dos Cursos Profissionais do nosso agrupamento assistiram ao espetáculo "O Copo (poesia de entretenimento científico)" com Paulo Condessa e Nuno Moura. A sessão decorreu na Casa da Criatividade e contou com a organização da Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares. Os alunos puderam ouvir uma forma criativa de dizer poesia e contactar com os grandes nomes do nosso património literário poético - desde Camões, passando por Mário Cesariny, Alexandre O´Neill, Adília Lopes, Alberto Pimenta, entre muitos outros.

O copo transbordou porque a Casa da Criatividade estava lotadíssima e porque a poesia deixou de estar presa à página e ganhou várias vozes. 

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

"Entre Estrelas e Estrelinhas" com José Fanha e Daniel Completo

No dia 20 de março, a poesia encheu os Paços da Cultura e com muita música e boa disposição, os alunos do primeiro ciclo do nosso agrupamento puderam participar no espetáculo "Entre Estrelas e Estrelinhas", com José Fanha e Daniel Completo, dinamizado pela biblioteca Municipal, em parceria com as bibliotecas escolares do concelho. Os alunos puderam ouvir e cantar temas como "Big Bang", "Canção do Porquê" e "A Terra", entre outros. Este espetáculo é baseado no livro "Entre Estrelas e Estrelinhas, Este Mundo Anda às Voltinhas", da autoria de J. Fanha e D. Completo, contando com o Prefácio de Carlos Fiolhais, Professor de Física da Universidade de Coimbra. Como sublinha Carlos Fiolhais: "A Ciência, como José Fanha e Daniel Completo mostram, pode misturar-se com a poesia e a música." Dia 20 de março ficou marcado pela ciência, pela poesia, pela música e pelas muitas vozes que se fizeram ouvir a cantar... um céu estrelado em pleno interior dos Paços da Cultura. 

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Visita à Exposição "Os Lusíadas na Figuração de Levi Guerra" e "A Botânica na obra de Luís de Camões

No dia 28 de fevereiro, os alunos das turmas 10.ºA, 10.ºB, 10.ºC, 11.ºA, 11.ºB e 12.ºA foram aos Paços da Cultura para poderem visitar a exposição "Os Lusíadas na Figuração de Levi Guerra" e assistir à aula aberta, proferida pelo professor Dr. Jorge Paiva, sobre "A Botânica na obra de Luís de Camões". Esta atividade foi dinamizada pela Junta de Freguesia de S. João da Madeira e teve a parceria da biblioteca escolar. A atividade contou com a presença do próprio autor da exposição, Dr. Levi Guerra, e da professora (do nosso agrupamento!) e escritora Margarida Negrais e  mais  de 150 participantes, entre alunos, professores e outros convidados. 

Uma forma diferente de aprender "Os Lusíadas", uma aliança eficaz entre a literatura e a ciência... uma forma diferente de olhar para Camões.

De cantos, quadros, cores, flores e amores se fez este dia 28 de fevereiro de 2019!

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Cientificamente Provável - Investigadores por um dia!

No âmbito do desenvolvimento do projeto Cientificamente Provável e da parceria entre o CERENA da FEUP, a Biblioteca Escolar e a disciplina de Biologia, os alunos do 12.ºA passaram o dia 12 de março no Ensino Superior da Universidade do Porto, a visitar faculdades, laboratórios e a ser investigadores por um dia. 

1.ª paragem: Faculdade de Engenharia do Porto -  Centro de Investigação em Recursos Naturais e Ambiente (CERENA):  palestra sobre a criação do centro e áreas de investigação; visita aos laboratórios - Lab 4 piso – Visitas; Lab 205 – Lixiviação em autoclave e reator aberto (demonstração); Lab 105 – Demonstração de trabalhos a decorrer; Lab 005/6 – Fragmentação; Mesa; Separação Magnética; Sessão de encerramento (F204).

2.ª paragem – parte A:  Instituto I3S - Contactar com investigadores; Conhecer novas técnicas laboratoriais; Realizar atividades experimentais.

 2.ª paragem – Parte B: Instituto Superior de Engenharia – Departamento de Informática: visita às instalações; esclarecimentos sobre os cursos existentes; palestra sobre CIBERSEGURANÇA (março é o mês internacional da Cibersegurança).

Um dia que ficou marcado pela promoção do ensino das ciências fora da escola e que se pautou pelo  alargamento do horizonte cultural dos alunos, onde foram utilizados excelentes recursos complementares de aprendizagens.

Um dia com a Ciência… Investigadores do ensino superior por um dia!

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Concurso Nacional de Leitura - Fase Municipal

Na passada 2ª feira, 11 de fevereiro, nos Paços da Cultura, decorreram as Provas do Concurso Nacional de Leitura – Fase Municipal.

As Provas Escritas Digitais realizaram-se durante a manhã, no Espaço Internet e à tarde, as Provas Orais, no Auditório dos Paços da Cultura. 

Concorreram um total de 22 alunos dos três agrupamentos das escolas da cidade e no final foram apurados 3 candidatos por ciclo de ensino, num total de 12.

O júri do Concurso era constituído pelos seguintes elementos:

 

  • Isabel Pardal (Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares)
  • Irene Guimarães (Vereadora da Educação)
  • Richard Zimler (escritor)

Todas as obras selecionadas para esta fase do Concurso eram da autoria do escritor americano, daí a sua presença como elemento do júri.

Richard Zimler confessou ter ficado encantado e comovido com as interpretações de personagens dos seus livros,  por parte de alguns concorrentes.

O memorável momento musical aconteceu ainda com o violino de Gonçalo Pinto (Esc. Serafim Leite), a canção de Mariza "Quem me dera" interpretada por Mariana Gomes (Esc. Oliveira Júnior) e a dupla de viola e violoncelo de Carolina Loureiro e Ana Francisca Borges Correia Oliveira (Esc. João da Silva Correia).

Uma palavra de apreço a todos os intervenientes.

Aos 12 vencedores desejamos boa sorte para a próxima etapa –  3ª Fase - com provas  nas Comunidades Intermunicipais/Áreas Metropolitanas, que decorrerá entre 7 de março e 30 abril, na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto.

Publicada por Sementes do saber à(s) quarta-feira, fevereiro 13, 2019

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Conversa com Kazuo Kon

No passado dia 14 de dezembro, a bilioteca escolar dinamizou uma atividade que envolveu o diálogo intercultural e intergeracional, promovendo a educação para a cidadania. Os alunos do 9.ºB e 11.º A, as professoras de matemática, Cecília Santos e Irene Silva, estiveram à conversa com o professor japonês Kazuo Kon sobre valores de civilidade e civismo e comportamentos para uma vida saudável.

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

11.º Encontro de Ilustração na Biblioteca

Durante o mês de dezembro, a biblioteca teve em exposição os trabalhos dos alunos realizados no âmbito do 11.º Encontro Internacional de Ilustração. O "trabalho" foi assim a tónica deste mês e a exposição mostrou que, quer nas oficinas quer no concurso de ilustração,

IMG_20181219_131604.jpg

IMG_20181219_131653.jpg

IMG_20181219_131544.jpg

IMG_20181219_131538.jpg

IMG_20181219_131518.jpg

IMG_20181219_131506.jpg

os alunos do agrupamento serafino levam o trabalho muito a sério! Esta  exposição abrangeu todas as escolas do agrupamento e envolveu os alunos do pré-escolar ao décimo segundo ano. É caso para dizer: é obra! Sem dúvida, é trabalho de qualidade! 

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.