Está a usar um browser desatualizado. Atualize o seu browser.

Biblioteca Escolar AESL

"...tenho em mim todos os sonhos do mundo." Álvaro de Campos

Olimpíadas da Língua Portuguesa

DSCF2154.JPG

A segunda prova das Olimpíadas da Língua Portuguesa decorreu na Escola Secundária Aurélia de Sousa, no Porto, no dia 11 de maio. O nosso agrupamento foi representado pelo aluno Pedro Tavares, do 11.ºA, o único aluno que atingiu a pontuação necessária para prosseguir na competição.

Boa sorte, Pedro, estamos todos a torcer por ti!

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Concurso Nacional de Leitura - 2.ª Fase

No dia 10 de maio, os alunos selecionados para representar o agrupamento no Concurso Nacional de Leitura dirigiram-se ao Porto - Biblioteca Almeida Garrett, para efetuarem a prova distrital. No total de concorrentes, do ensino básico e do ensino secundário, realizaram estas provas cerca de 509 alunos  - foi uma grande festa! Embora o dia não ajudasse - choveu copiosamente - o certo é que a boa disposição, espírito de grupo e amor à leitura marcaram o dia. Para além da realização da prova escrita, os alunos puderam assistir a uma peça de teatro - "Onde Vaz, Brísida Vaz?", às exposições patentes nas galerias da biblioteca e à prova oral dos alunos com melhor prestação na prova escrita. Os alunos riram-se com a Brísida Vaz e com as suas peripécias no aeroporto e puderam apreciar as instalações artísticas apresentadas por jovens artistas de diferentes partes do mundo. Tempo ainda para apreciar a beleza natural dos jardins do Palácio de Cristal e dos pavões que teimavam perseguir os leitores!

Um dia para ficar gravado na memória destes grandes leitores.

Os organizadores do evento estão de parabéns! Mesmo sendo muitos concorrentes, tudo esteve organizado de forma a que a sessão decorresse sem incidentes, cumprindo o horário, destacando-se a simpatia e a compreensão de quem trabalhou com afinco para que tudo estivesse perfeito. 

A biblioteca agradece o empenho e o entusiasmo dos alunos Mafalda Pinheiro, Júlia Costa, Diogo Cruz, Gustavo Martins, Pedro Tavares e Rita Dias. Parabéns, meninos, melhor representação não poderíamos ter!

DSCF3262.JPG

DSCF3258.JPG

DSCF3259.JPG

DSCF3268.JPG

DSCF3294.JPG

DSCF2888.JPG

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Maio - mês do teatro na BE

A biblioteca da EBSSL decidiu homenagear o teatro, durante o mês de maio. Assim, procurando dar continuidade à festa do Festival de Teatro de S. João da Madeira, a biblioteca expõe o espólio relativo ao texto dramático, nacional de internacional, e à didática do teatro. Vem à biblioteca conhecer estes materiais e avaliar como anda o teu conhecimento relativo a esta área vocabular, procurando as palavras ligadas ao mundo do teatro ou então as suas definições.

20170516_110748.jpg

20170516_111654.jpg

20170516_110757.jpg

20170516_110808.jpg

20170516_110823.jpg

20170516_110859.jpg

20170516_110911.jpg

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Visita à Exposição Narrativas Gráficas na Biblioteca Municipal

No dia 26 de abril, o 1.ºA da Escola Básica do Parque, acompanhado pela professora Rute e pelo professor Alberto, foi visitar a exposição dos trabalhos dos alunos dos agrupamentos de escolas do concelho, patente na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira. Para além da visita à exposição, do visionamento das Bandas Desenhadas e marcadores de leitura, os alunos puderam ouvir "A Hora do Conto". 

Uma manhã bem passada na Biblioteca Municipal.

DSCF3235.JPG

DSCF3238.JPG

DSCF3243.JPG

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Chá com livros e música

Para encerrar da melhor forma a Semana da Leitura, no dia 31 de março, pelas 18h00, os alunos do 2.º Ciclo e os seus encarregados de educação vieram comemorar o acontecimento na biblioteca. Se os alunos deram música, com a coordenação atenta e diligente da professora Ana Paula, os pais deram leitura... mais um momento de partilha do prazer de ler e de ler para ser.

No final, momento para partilhar sabores...

E de música, poemas, histórias, concertos, livros, escritores, leitura e leitores se fez esta semana - a Semana da Leitura!

DSCF3202.JPG

DSCF3223.JPG

DSCF3210.JPG

DSCF3234.JPG

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Encontro com a escritora Carla Maia de Almeida

A escritora Carla Maia de Almeida veio ao nosso agrupamento às escolas do 1.º CEB para conversar sobre leituras e livros com os alunos dos 2.º e 3.º anos. A EB1 do Parque recebeu a escritora às 11h. Os alunos do 2.ºB fizeram questão de apresentar o seu trabalho de leitura da obra Onde Moram as Casas e os alunos do 2.ºA e 3.ºB apresentaram os seus fantásticos óculos especiais, produzidos no âmbito do desenvolvimento da leitura da obra Não quero Usar Óculos. A escritora adorou os trabalhos apresentados e partilhou com os alunos alguns segredos da construção dos seus livros. No final, realizou-se a tão desejada sessão de autógrafos.

À tarde, na EB1 de Fundo de Vila, por volta das 14h00, mais salpico menos salpico, isto porque não nos podemos esquecer de que estávamos no fundo do mar (Parabéns a todos os artistas e sonhadores que tornam possível a realização, ano após ano, das Fundanças!), iniciou-se a sessão com a escritora na biblioteca. O 2.ºA apresentou os seus óculos especiais e os restantes alunos realizaram uma verdadeira entrevista à autora de Ainda Falta Muito? Carla Maia de Almeida leu então excertos do seu livro Amores de Família. No final, na sessão de autógrafos, a autora confessou já estar um pouco cansada, mas muito contente com o dia passado em S. João da Madeira...

E ninguém perguntou Ainda Falta Muito? e foi com tristeza que reparámos que já tinha acabado...Oh!

Ficou o enorme desejo de continuar a ler as obras de Carla Maia de Almeida. 

Um agradecimento muito especial à autora e à Catarina das Edições ASA.

DSCF3161.JPG

DSCF3185.JPG

DSCF3175.JPG

DSCF3176.JPG

DSCF3180.JPG

DSCF3164.JPG

DSCF3169.JPG

DSCF3187.JPG

DSCF3192.JPG

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Semana da Leitura - Projeto O.L.A.

Dia 29 de março, 14h30, biblioteca da EBSSL, sessão do projeto O.L.A. (Operação Leitor Ativo).

Os alunos dos CCH dos 10.º, 11,º e 12.º anos marcaram encontro com os alunos da Universidade Sénior de S. João da Madeira para efetuarem a sessão

DSCF3140.JPG

DSCF3143.JPG

DSCF3146.JPG

DSCF3154.JPG

de partilha de leituras. Os alunos apresentaram as obras que leram na disciplina de Português, no âmbito dos seus projetos de leitura. O resultado foi um momento de encontro e partilha entre gerações, onde até avós e netos se puderam encontrar.

E ficou a certeza de que a leitura é, sem dúvida, um projeto de vida e para a vida!

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Leituras Partilhadas na BE - A Menina Sem Nome

No âmbito da Semana da Leitura, o 5.ºB e a psicóloga do nosso agrupamento foram à EB1 do Parque, no dia 29 de março,  realizar a leitura dramatizada da obra A Menina Sem Nome de Carlos Torres aos alunos do 4.º ano - turmas A e B. À medida que a leitura ia decorrendo, a Psicóloga Manuela Fernandes ia questionando os presentes, levando-os a refletir sobre a importância de uma vida com regras e da importância das opções a tomar. Uma lição de vida, plena de atitude proativa e de valores, é o balanço desta atividade. Esta atividade contou igualmente com o apoio do Clube Europeu do nosso Agrupamento, lembrando a importância da construção de uma Europa sustentada nos valores. 

No final da atividade, a "menina sem nome", agora Maria Flor, foi caracterizada da melhor forma - simpática, amiga, bonita, responsável, determinada, corajosa, entre muitos outros adjetivos. 

Um momento de Ler Prazer / Ler p´ra Ser...

DSCF3136.JPG

DSCF3137.JPG

DSCF3139.JPG

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.

Oficinas Poéticas com Paulo Condessa

Durante a Semana da Poesia decorreram, nos três agrupamentos de escolas do concelho de S. João da Madeira, as Oficinas Poéticas com Paulo Condessa. No nosso agrupamento, elas decorreram no dia 22 de março: às 9h30 na EB1 de Fundo de Vila; às 11h00 na EB1 do Parque. Os alunos do 4.º ano puderam ler, ouvir ler, cantar, dramatizar poemas de autores de expressão portuguesa - a biblioteca tornou-se um verdadeiro laboratório experimental de palavras...

DSCF3105.JPG

DSCF3104.JPG

DSCF3113.JPG

DSCF3109.JPG

Para comentares nos posts deste blog tens de ter login.